Música no Ensino de História Transformação e Artes

25/09/2011 14:54

 

ATIVIDADE INTEGRADORA

Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC EAD

      A música é uma importante ferramenta de compreenção no ensino de história, pois através dela pode representar a História da humanidade desde os primórdios até a contemporaneidade. A música no Ensino de História tem como finalidade problematizar os conteúdos trabalhado em sala de aula, buscando desenvolver o raciocínio lógico do aluno, aperfeiçoar habilidades do ser crítico.  Conforme salienta os PCNs no Ensino Fundamental "Utilizar diferentes linguagens verbal, musical, gráfica e matemática como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contexto público ou privado atendendo a diferentes situações de comunicações". (PCNs, p.7:1998).

      É evidente a necessidade de novas metodologias na educação na formação do ser crítico, a música é arte de combinar som e uma excelente fonte de transformação porque além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações que faz parte da comunicação social. O aluno poder aprender a valorizar essa diversidade cultural de modo reflexivo, trabalhar com música no ensino de História é trabalhar com documentos possuidor de significações. Portanto trabalhar com música é trabalhar a memória que sempre recriam e interpreta o tempo e a História.                                                                    

      A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode observar através dos registros do história. A música é arte de combinar sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informaçóes, faz parte da comunicação social. A música no ensino fundamental II raramente é utilizada mas ao professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com a música cabe estar atento à pertinência do tema, fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra.

      Nesta perspectiva o professor deve atuar como crítico sensível e articulando as relações que se estabelebem com a música em sala de aula, auxiliando o aluno a refletirem sobres as suas práticas, compartilhando o educador instiga-os a construir seu próprio conhecimento no âmbito da autonomia pensante.   

                                              

Referência:

CURY, Augusto.Pais brilhantes, Professores fascinantes, Rio de Janeiro. Sextante, 2003, p.176. Música Ambiente em Sala de Aula, p.120-122.